Sindicato discute Regime Automotivo no 9º Encontro Nacional de Ferramentarias

(Foto: Adonis Guerra)

Os Metalúrgicos do ABC vão defender a segunda fase do Regime Automotivo no 9º Encontro Nacional de Ferramentarias, o Enafer, que será realizado na sexta-feira, dia 22, no Senai Mário Amato, em São Bernardo.

O encontro vai reunir trabalhadores, empresários, governo federal e especialistas no setor para debater os desafios, estímulo ao desenvolvimento de tecnologias e oportunidades para o futuro.

O diretor de Organização do Sindicato, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, convida os trabalhadores na base para participar do debate. O dirigente explica a importância do tema para o futuro da indústria brasileira e dos empregos de qualidade no setor.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail relacionamento@ abinfer.org.br, com nome, empresa, cargo, telefone e e-mail.

Tribuna – Qual a importância da continuidade do Regime Automotivo?

Bigodinho – O Regime Automotivo, o Inovar-Auto, é a política de incentivos fiscais para desenvolvimento da cadeia automotiva com duração de 2013 a 2017. O objetivo é fortalecer o setor a investir em pesquisa, engenharia e desenvolvimento tecnológico. Por isso, defendemos a sua continuidade para que seja uma política de Estado efetiva para a inovação e competitividade da indústria e do País.

Tribuna – O que o Sindicato busca com essa discussão?

Bigodinho – Queremos que o Brasil tenha fábricas, não apenas montadoras. Não queremos ser explorados pelas grandes matrizes que estão fora do País, mas ter a inteligência, conhecimento, design e projeto brasileiros. O mais importante é manter os empregos de qualidade na região ao fabricar aqui carros mais seguros, efi cientes e de qualidade.

Tribuna – Quais temas prioritários devem ser discutidos?

Bigodinho – Um dos pontos principais que queremos discutir com o governo federal é o conteúdo nacional nos veículos desde a concepção, projeto, engenharia, fases de ferramentaria até chegar à produção final.

Tribuna – Como fiscalizar o que é fabricado no Brasil?

Bigodinho – A criação de um observatório da indústria é necessária para garantir a produção nacional, fiscalizar como são utilizados os recursos em pesquisa e desenvolvimento, além de aumentar o valor destinado para estimular a área.

Tribuna – Quais são os outros itens da pauta para avançar a segunda fase?

Bigodinho – Vamos discutir o potencial da ferramentaria na construção de um carro junto ao Arranjo Produtivo Local de Ferramentaria do ABC. Também é importante desenvolver a grade do ensino profissional junto ao Senai e dialogar com as universidades sobre a criação de cursos avançados na área. Por isso, a importância de participar do 9º Enafer.

 

Da Redação