Encontro de Ferramentarias debate segunda fase do Regime Automotivo

Foto: Reprodução TVT

Durante o 9º Encontro Nacional de Ferramentarias, o Enafer, os Metalúrgicos do ABC defenderam a impor­tância da segunda fase do Regime Automotivo. O en­contro reuniu trabalhadores, empresários, governo federal e especialistas na sexta, dia 22, no Senai Mário Amato, em São Bernardo.

“Trabalhamos com o ob­jetivo muito claro que é ter um carro nacional. Nós que­remos sair da história de ser simplesmente montador para ser construtor de veículos no Brasil”, afirmou o diretor de Organização do Sindicato, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho.

O Regime Automotivo, o Inovar-Auto, com duração até 2017, é a política de incentivos fiscais para o desenvolvimento da cadeia automotiva com a fabricação de carros mais se­guros, eficientes e de qualidade.

 “A inovação é fundamental para fortalecer a ferramentaria e, assim, a inteligência e tec­nologia brasileiras. É um setor que tem muita oportunidade de crescimento com empregos de qualidade”, explicou.

Entre os desafios para a segunda fase está a criação do Observatório da Indústria. “Discutimos como será a fis­calização do que de fato está sendo produzido dentro da cadeia produtiva brasileira e os incentivos do governo para o seu desenvolvimento”, disse.

“Queremos potencializar a pesquisa e o desenvolvimento ao valorizar o conteúdo nacio­nal e a geração de empregos.

É preciso continuar a articu­lação com o governo federal, empresários e trabalhadores no sentido de renovar o programa e alavancar a indústria brasilei­ra”, defendeu Bigodinho.

Da Redação.