Giovanna e Bruno precisam de doadores de medula óssea
Para combater uma doença rara no sangue, a menina Giovanna Oliveira Silva, de 10 anos e Bruno Steferson Ochinsk, 12 anos, precisam de doadores de medula óssea. Giovanna é filha do companheiro Domiciano, amigo do trabalhador Corgésio Coimbra Lopes, na Autometal, em Diadema. Bruno é filho de Luis Fernando Ochinsk, o Sueco, trabalhador na Scania.
“Precisamos muito da ajuda de todos neste momento. A vida da nossa filha depende de um gesto simples de cada um de vocês. Encontrar este doador é a coisa mais importante para nossa família. Mas ser um voluntário pode também ajudar outras pessoas, já que o cadastro fica no banco do Hemocentro”, reforçou Domiciano, pai de Giovanna.
O doador é identificado a partir de exames de sangue e a doação não envolve cirurgia, cortes ou pontos. Em caso de compatibilidade com o paciente, o voluntário é chamado para exames complementares.
Para doar é preciso ter entre 18 e 55 anos, não ter hepatite B e C, câncer, HIV, artrite, reumatóide, lúpus, vitiligo, esclerose múltipla, psoríase e púrpura. Em caso de diabetes, só poderá se cadastrar quem não faz uso de insulina.
As doações devem ser feitas no Hospital São Paulo, Rua Diogo de Faria, 824, Vila Clementino. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 13h. Tel. 5576-4240. Ou no Hemocentro da Santa Casa de Miseri-córdia, a partir do próximo dia 10 – Rua Marquês de Itu, 579, Vila Buarque, em São Paulo. De segunda a sexta, das 7h às 18h; aos sábados, das 7h às 16h; e feriados, das 9h às 14h. Tel. 2176-7000.
CASO FELIPE
Há quase um ano, o Sindicato iniciou uma campanha de doação para Felipe Martins da Silva, na época com 3 anos, filho do companheiro Luciano Antonio da Silva, o Barney, trabalhador na ZF, em São Bernardo.
Na ocasião muitos se apresentaram como voluntários e o doador compatível foi encontrado. Felipe passou pelo transplante há seis meses e hoje se recupera bem e já brinca e faz arte como qualquer criança cheia de vida aos 4 anos.
Da Redação