Sindicato garante direitos dos trabalhadores na ABR

(Foto: Rodrigo Pinto)

Após 15 dias de mobilização, os trabalhadores na ABR, em São Bernardo, retornaram às atividades e os representantes da empresa aceitaram negociar com o Sindicato. O acordo esta­belecido com os Metalúrgicos do ABC definiu que aqueles que não quiserem ser transferidos para a nova sede da fábrica em Hortolândia terão rescisão do contrato com pagamento de todos os direitos.

O acordo também garante o recebimento de vale-compras no valor de R$ 262 por um período de quatro meses. Já quem permanecer, terá estabilidade de oito meses, custeio da mudança, caso opte por mudar de cidade, ou transporte oferecido pela ABR. O retorno ocorreu ontem e os dias parados não serão descontados.

(Foto: Rodrigo Pinto)

“O movimento atingiu seu objetivo de estabelecer garantias para quem for transferido e àqueles que optarem por não acompanhar a empresa. O mais importante é que o direto do trabalhador foi res­guardado”, ressaltou o coordenador de São Bernardo, Nelsi Rodrigues, o Morcegão.

“Essas pessoas foram contratadas para trabalhar aqui na unidade de São Bernardo, e nós temos um acordo coletivo firmado com a empresa que estabelece que qualquer alteração no contrato deve ser negociada com o Sindicato”, lembrou o coordenador.

Morcegão destacou a unidade dos companheiros na autopeças para garantir o sucesso na negociação. “A união fez toda a diferença, o patrão apostou no cansaço e na desistência, mas depois de 15 dias viu que não tinha outro jeito a não ser sentar para dia­logar e buscar uma alternativa”, reforçou.

“A solidariedade da comunidade no entorno da fábrica também teve papel fundamental para fortalecer a luta durante esses dias de mobilização”, concluiu.

“A negociação foi vitoriosa e que ela sirva de exemplo para outras empresas”, declarou o coor­denador de área, Genildo Dias Pereira, o Gaúcho.

A empresa ficou de apresentar até a semana que vem um cronograma das datas de desligamento por setor. A previsão é que as atividades na cidade sejam encerradas em novembro.

Da Redação