Trabalhadores aprovam mobilização de Campanha Salarial
(Foto: Edu Guimarães)
Na manhã de ontem, os trabalhadores nas empresas Dana, Affinia, Metaltork, Autometal, TRW e Pricol, todas em Diadema, aprovaram por unanimidade mobilização na próxima semana, convocada pelo presidente do Sindicato, Rafael Marques, caso não haja avanços nas negociações da Campanha Salarial.
As assembleias da Campanha estão sendo realizadas para conscientizar os companheiros sobre a intransigência dos grupos patronais e a importância da unidade da categoria para fortalecer os representantes dos metalúrgicos.
“É o momento de a classe trabalhadora tomar as ruas em defesa dos seus direitos e salários, mas também de defender um projeto de sociedade. Nós avançamos muito e não vamos voltar um milímetro”, afirmou o presidente.
“Precisamos fazer uma resistência para que a Campanha Salarial seja finalizada de maneira digna, se não conseguirmos fechar uma proposta que possa ser apresentada aos trabalhadores, a semana que vem, começam as paralisações na categoria. Quem não quer ter sua fábrica parada, que comece a negociar com a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT”, completou.
O coordenador da Regional Diadema, David Carvalho, destacou a necessidade em buscar um acordo que atenda às expectativas dos trabalhadores. “A dificuldade não está só na discussão das cláusulas sociais e esta semana é decisiva. Nós não vamos abrir mão da reposição da inflação e se tiver espaço para buscar aumento real, temos que buscar sim”.
Também na manhã de ontem, na mesa de negociação com a Fundição, a proposta econômica de reajuste feita pela bancada patronal foi de 4,81%. Na sexta-feira, dia 9, o Grupo 2, apresentou proposta de 4,5%. Ambas foram rejeitadas pela FEM-CUT. O índice acumulado da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC, é de 9,62%.
Amanhã, estão agendadas as reuniões com Grupo 3, às 10h, no Sindipeças, com o Grupo 8, às 14h, no Sicetel e com o Grupo 2, às 16h30 na Abinee.
Da Redação