Trabalhadores aprovam mobilização de Campanha Salarial

(Foto: Edu Guimarães)

Na manhã de ontem, os trabalhadores nas empresas Dana, Affinia, Metaltork, Au­tometal, TRW e Pricol, todas em Diadema, aprovaram por unanimidade mobilização na próxima semana, convocada pelo presidente do Sindicato, Rafael Marques, caso não haja avanços nas negociações da Campanha Salarial.

As assembleias da Cam­panha estão sendo realizadas para conscientizar os compa­nheiros sobre a intransigên­cia dos grupos patronais e a importância da unidade da categoria para fortalecer os re­presentantes dos metalúrgicos.

“É o momento de a classe trabalhadora tomar as ruas em defesa dos seus direitos e salá­rios, mas também de defender um projeto de sociedade. Nós avançamos muito e não vamos voltar um milímetro”, afirmou o presidente.

“Precisamos fazer uma resistência para que a Campa­nha Salarial seja finalizada de maneira digna, se não conse­guirmos fechar uma proposta que possa ser apresentada aos trabalhadores, a semana que vem, começam as paralisações na categoria. Quem não quer ter sua fábrica parada, que comece a negociar com a Fe­deração Estadual dos Metalúr­gicos da CUT, a FEM-CUT”, completou.

O coordenador da Regional Diadema, David Carvalho, destacou a necessidade em buscar um acordo que atenda às expectativas dos trabalha­dores. “A dificuldade não está só na discussão das cláusulas sociais e esta semana é decisi­va. Nós não vamos abrir mão da reposição da inflação e se tiver espaço para buscar au­mento real, temos que buscar sim”.

Também na manhã de ontem, na mesa de negociação com a Fundição, a proposta econômica de reajuste feita pela bancada patronal foi de 4,81%. Na sexta-feira, dia 9, o Grupo 2, apresentou proposta de 4,5%. Ambas foram rejeita­das pela FEM-CUT. O índice acumulado da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC, é de 9,62%.

Amanhã, estão agendadas as reuniões com Grupo 3, às 10h, no Sindipeças, com o Grupo 8, às 14h, no Sicetel e com o Grupo 2, às 16h30 na Abinee.

Da Redação