O presidente do Sindicato, Rafael Marques, participou, na última sexta-feira, dia 16, da segunda atividade de formação com os trabalhadores na Karmann-Ghia, em São Bernardo.
presidente do Sindicato, Rafael Marques, participou, na última sexta-feira, dia 16, da segunda atividade de formação com os trabalhadores na Karmann-Ghia, em São
Bernardo.
O encontro teve o objetivo de resgatar a trajetória da empresa, contada pelos próprios companheiros.
“Estamos realizando um processo de conheci¬mento, que é muito importante para entendermos como a Karmann-Ghia chegou nesta situação e como poderemos sair dela”, disse.
Rafael traçou um panorama de outras empresas na base que também vivem situações de recuperação judicial ou pedidos de falência, como a autopeçasO presidente do Sindicato, Rafael Marques, participou, na última sexta-feira, dia 16, da segunda atividade de formação com os trabalhadores na Karmann-Ghia, em São Bernardo.
(Fotos: Adonis Guerra)
O encontro teve o objetivo de resgatar a trajetória da empresa, contada pelos próprios companheiros.
“Estamos realizando um processo de conhecimento, que é muito importante para entendermos como a Karmann-Ghia chegou nesta situação e como poderemos sair dela”, disse.
Rafael traçou um panorama de outras empresas na base que também vivem situações de recuperação judicial ou pedidos de falência, como a autopeças.
Ele também fez uma retrospectiva de casos onde a má gestão dos patrões foi substituída por cooperativas de trabalhadores e, com isso, as atividades e os empregos foram mantidos, como é o caso da Uniforja e da Unimáquinas (antiga Lawes).
“Não é um processo fácil, exige muita participação para colhermos a maior quantidade de informações empresariais possíveis, que nos ajude a traçar um caminho”, ressaltou.
“Temos que fazer um trabalho estruturado, que nos dê alguma segurança para prosseguir, sem esquecer do momento econômico que o Brasil vive”, lembrou o presidente.
“Só temos um caminho: caminharmos juntos”, concluiu Rafael.
No próximo encontro, que acontece sexta-feira, dia 23, às 9h, os trabalhadores trocarão experiências com representantes da Uniforja, sobre recuperação de fábricas no ABC.
Autometal
Pricol