Sindicato sedia Associação de Emprego Apoiado para incluir companheiros
(Foto: Adonis Guerra)
O Seminário Internacional de Emprego Apoiado, realizado na sexta-feira, dia 23, no Sindicato, marcou a inauguração da sede da Associação Brasileira de Emprego Apoiado, ABEA. O objetivo é facilitar o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho.
“Nós entendemos já há duas décadas a deficiência como uma questão essencial da cidadania e da construção do ser humano com o espírito da solidariedade e da compaixão no sentido de se colocar no lugar do outro”, afirmou o secretário-executivo do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão.
“É a partir do envolvimento das instituições que poderemos ter uma sociedade que respeite as diferenças e limitações”, prosseguiu.
A sede da ABEA fica na Rua José Bonifácio, 710, ao lado do Sindicato, e foi cedido pelos Metalúrgicos do ABC.
“A Associação tem o nosso apoio com o escritório para dar condições de trabalhar a acessibilidade ao emprego, não apenas para cumprir a legislação, mas para despertar a consciência de igualdade entre as pessoas”, explicou Wagnão.
“É nossa obrigação estar engajado política e socialmente nessa luta para construir um País mais justo”, continuou.
Participaram do Seminário representantes da Organização Internacional do Trabalho, OIT, e de emprego apoiado na Espanha, Holanda e Argentina.
“Conhecer as experiências internacionais foi importante ao mostrar o quanto estamos à frente enquanto participação do movimento sindical na discussão de emprego apoiado. E que as dificuldades estão em todos os lugares”, avaliou o coordenador da Comissão de Metalúrgicos do ABC com Deficiência, Sebastião Ismael de Sousa, o Cabelo.
De acordo com o dirigente, a sede da entidade será importante para fortalecer a ABEA. “O próximo passo é articular com as empresas e o movimento sindical, desenvolver projetos, contratar técnicos e viabilizar o emprego apoiado no Brasil”, explicou.
A metodologia do emprego apoiado pode ser utilizada para atender pessoas com deficiência, mulheres em situação de violência, vulnerabilidade social, entre outros.
Da Redação