Congresso da IndustriALL reúne sindicalistas de todo o mundo no Rio de Janeiro
(Foto: Adonis Guerra)
Cerca de 50 dirigentes dos Metalúrgicos do ABC participam na próxima semana do 2º Congresso da IndustriALL Global Union, federação internacional dos trabalhadores na indústria, que será realizado entre os dias 4 e 7, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
O evento reunirá mais de 1.300 sindicalistas de 140 países de todos os continentes. A solenidade de abertura, às 18h da terça-feira, contará com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como principal orador. Na segunda-feira, dia 3, serão realizadas conferências da África, América do Norte e América Latina. Na terça, antes da abertura oficial do Congresso, haverá outras duas, Europa e Ásia.
“Os sindicalistas discutirão um plano de ação global focado no combate ao trabalho precário, na defesa dos direitos trabalhistas e do emprego decente, com liberdade e autonomia para a atuação dos sindicatos”, explicou o diretor de Comunicação do Sindicato, Valter Sanches. Durante o congresso também será eleita a nova direção da IndustriALL para um mandato de quatro anos.
“A cidade carioca foi escolhida como cidade anfitriã do Congresso para que o sindicalismo internacional manifeste sua solidariedade com os trabalhadores brasileiros no momento em que os nossos direitos estão sendo atacados”, completou o diretor.
A IndustriALL
Fundada há quatro anos, a IndustriALL tem mais de 600 sindicatos filiados provenientes de 140 países dos setores de manufatura, mineração, energia e têxteis. No total, representa 50 milhões de trabalhadores dos setores metalúrgico, químico, mineração, energia e têxtil.
Nascida da fusão de três federações internacionais (metalúrgicos, químicos/petroleiros e têxteis), sediada em Genebra (Suíça) e com cinco escritórios regionais, a IndustriALL esteve à frente de ações importantes para garantir trabalho decente e direitos iguais em multinacionais.
Da Redação