Sanches é primeiro latino-americano a ocupar a secretaria geral da Industriall

O diretor de Comunicação do Sin¬dicato, Valter Sanches, foi eleito por unanimidade na tarde de ontem o novo secretário-geral da IndustriALL Global Union, federação internacional dos trabalhadores na indústria. A eleição ocorreu durante o 2º Congresso que está sendo realizado no Rio de Janeiro. Essa é a primeira vez que um representante do hemisfério Sul ocupa a Secretaria Geral da organização. 
“Sempre os cargos de liderança foram ocupados por pessoas do Norte e quase sempre da Europa. Nunca houve a pos¬sibilidade de alguém do hemisfério Sul ou de países em desenvolvimento poder estar na liderança do processo. Esse é um reconhecimento e coroamento do protagonismo dos metalúrgicos do ABC ao longo do tempo”, avaliou. 
Sanches reconheceu que muitos avanços foram conquistados nos últimos quatro anos após a fusão das três federações internacionais (metalúrgicos, químicos/ petroleiros e têxteis), que deu origem a IndustriAll, mas que ainda há muito tra¬balho pela frente. “Sobretudo no Brasil, onde não há respeito à democracia e onde o próprio judiciário tem se acovardado, vai ser importante contar com uma organização internacional para poder ajudar os trabalhadores brasileiros na luta contra os ataques aos direitos à legislação trabalhista e previdenciária”, disse. 
“O grande desafio é usar os recursos dos maiores sindicatos em benefício dos que mais precisam, sobretudo os países do sudeste asiático, da África e da Amé¬rica Latina. Agora precisamos aproveitar a nossa visão de mundo diferente da dos europeus para mudar um pouco essa per¬cepção e colocar a organização a serviço dos trabalhadores”. 
Para o presidente do Sindicato, Rafael Marques, a eleição de Sanches é uma vitó¬ria para o movimento sindical brasileiro. “É um companheiro que tem em sua trajetória uma contribuição fundamental na formação das relações internacionais e sempre se dedicou muito a isso”, afirmou. 
Rafael destacou o papel de Sanches, como representante dos trabalhadores na Mercedes, que tem muita relação internacional entre as suas plantas. 
“No Conselho de Administração da Daimler, tem sido importantíssima a ação dele junto aos alemães para con¬seguir apoio às lutas dos trabalhadores”, citou. 
“É um orgulho para os Metalúrgicos do ABC conquistar mais esse espaço e tenho certeza que ele atuará na aproxi¬mação das organizações mundiais aos trabalhadores”, completou.  

(Foto: Adonis Guerra)

O diretor de Comunicação do Sindicato, Valter Sanches, foi eleito por unanimidade na tarde de ontem o novo secretário-geral da IndustriALL Global Union, federação internacional dos trabalhadores na indústria. A eleição ocorreu durante o 2º Congresso que está sendo realizado no Rio de Janeiro. Essa é a primeira vez que um representante do hemisfério Sul ocupa a Secretaria Geral da organização. 

“Sempre os cargos de liderança foram ocupados por pessoas do Norte e quase sempre da Europa. Nunca houve a possibilidade de alguém do hemisfério Sul ou de países em desenvolvimento poder estar na liderança do processo. Esse é um reconhecimento e coroamento do protagonismo dos metalúrgicos do ABC ao longo do tempo”, avaliou. 

Sanches reconheceu que muitos avanços foram conquistados nos últimos quatro anos após a fusão das três federações internacionais (metalúrgicos, químicos/ petroleiros e têxteis), que deu origem a IndustriAll, mas que ainda há muito trabalho pela frente. “Sobretudo no Brasil, onde não há respeito à democracia e onde o próprio judiciário tem se acovardado, vai ser importante contar com uma organização internacional para poder ajudar os trabalhadores brasileiros na luta contra os ataques aos direitos à legislação trabalhista e previdenciária”, disse. 

“O grande desafio é usar os recursos dos maiores sindicatos em benefício dos que mais precisam, sobretudo os países do sudeste asiático, da África e da América Latina. Agora precisamos aproveitar a nossa visão de mundo diferente da dos europeus para mudar um pouco essa percepção e colocar a organização a serviço dos trabalhadores”. 

Para o presidente do Sindicato, Rafael Marques, a eleição de Sanches é uma vitória para o movimento sindical brasileiro. “É um companheiro que tem em sua trajetória uma contribuição fundamental na formação das relações internacionais e sempre se dedicou muito a isso”, afirmou. 

Rafael destacou o papel de Sanches, como representante dos trabalhadores na Mercedes, que tem muita relação internacional entre as suas plantas. 

“No Conselho de Administração da Daimler, tem sido importantíssima a ação dele junto aos alemães para conseguir apoio às lutas dos trabalhadores”, citou. 

“É um orgulho para os Metalúrgicos do ABC conquistar mais esse espaço e tenho certeza que ele atuará na aproximação das organizações mundiais aos trabalhadores”, completou.  

Perfil

Técnico em mecânica e formado em Geografia pela USP, Valter Sanches, 52 anos, é metalúrgico há 35 e fluente nos idiomas inglês, francês, espanhol e alemão. Começou na empresa Selovac, na cidade de São Paulo. 

Em 1985 veio para o ABC trabalhar na Rolls-Royce, três anos mais tarde entrou na Mercedes. Um ano depois, foi eleito para CIPA e eleito integrante da Comissão de Fábrica em 1992, que se transformaria em Comitê Sindical de Empresa, CSE, o qual coordenou a partir de 2000. 

Foi secretário de Organização na Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, em 2004. Em 2007, assumiu a Secretaria Geral da CNM-CUT e em dezembro de 2009 se tornou secretário de Relações Internacionais, cargo que foi reeleito em 2011 e 2015. 

Em um dos grandes desafios da sua carreira, Sanches foi convidado pelo Sindicato a implantar e consolidar o sistema de rádio e TV dos trabalhadores, hoje a TVT e a Rádio Brasil Atual, projeto ao qual se dedicou nos últimos seis anos, como presidente da Fundação Comunicação, Cultura e Trabalho. 

Sanches também é membro do Conselho de Administração da Daimler, sistema de cogestão da Alemanha.

Da Redação