Batucada Soul´ano faz show emocionante para comemorar “maioridade” do Centro Cultural
(Foto: Edu Guimarães)
Os meninos e meninas que integram a Batucada Sou’lano se apresentaram no último domingo, dia 16, no teatro Elis Regina, em São Bernardo, em comemoração aos 18 anos do Centro Cultural Afro Brasileiro Francisco Solano Trindade.
O grupo musical, fruto das oficinas de percussão do Solano, na comunidade do Jardim Ipê, levou ao palco um espetáculo conceitual baseado no cancioneiro das lutas populares e operárias do Brasil.
“As crianças chegam aqui muito tímidas, até com baixa autoestima, por limitações de acesso à arte e ao esporte. O que mais comemoramos hoje é a autonomia que elas adquirem quando passam pelo Solano. Por meio da arte, podemos transformar a sociedade”, declarou o presidente do Centro, Nelson Rocha, CSE na Volks.
O espetáculo contou com músicas como “Eu quero botar meu bloco na rua”, de César Sampaio e “Ciranda da Bailarina”, de Chico Buarque.
(Foto: Edu Guimarães)
(Foto: Edu Guimarães)
HISTÓRICO
Fundado em 1998, o Centro Cultural conta hoje com aulas de percussão, dança afro-brasileira e capoeira para mais de 120 crianças. Ele é resultado do processo de articulação e mobilização envolvendo diversos militantes do movimento negro e sindicalistas ligados à sociedade organizada e às comissões de fábrica dos trabalhadores da região do ABC. A instituição é mantida por meio do programa “Uma hora para o futuro”, iniciativa criada pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores na Volks, com a doação equivalente ao valor de uma hora trabalhada por ano.