Três sindicatos patronais pertencentes ao Grupo 8 ofereceram o reajuste de 9,62% de reposição da infla¬ção na tarde de quarta-feira, dia 19, e fecharam acordo com a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT. O índice de refe¬rência da Campanha Salarial foi aprovado no último dia 13 pelos trabalhadores durante assembleia geral realizada em Diadema.
O acordo negociado de¬termina que o valor seja pago em duas vezes. “São 6,62% re-troativo a 1º de setembro e o restante em 1º de fevereiro de 2017”, explicou o presidente da FEM-CUT, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão.
Os três sindicatos patronais que chegaram ao índice de referência foram os de equi-pamentos ferroviários e ro¬doviários, artefatos de metais não ferrosos e artefatos de ferro, metais e ferramentas em geral, respectivamente, Simefre, Siamfesp e Sinafer.
(Foto: Adonis Guerra)
Três sindicatos patronais pertencentes ao Grupo 8 ofereceram o reajuste de 9,62% de reposição da inflação na tarde de quarta-feira, dia 19, e fecharam acordo com a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT. O índice de referência da Campanha Salarial foi aprovado no último dia 13 pelos trabalhadores durante assembleia geral realizada em Diadema.
O acordo negociado determina que o valor seja pago em duas vezes. “São 6,62% re-troativo a 1º de setembro e o restante em 1º de fevereiro de 2017”, explicou o presidente da FEM-CUT, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão.
Os três sindicatos patronais que chegaram ao índice de referência foram os de equi-pamentos ferroviários e rodoviários, artefatos de metais não ferrosos e artefatos de ferro, metais e ferramentas em geral, respectivamente, Simefre, Siamfesp e Sinafer.
“A Campanha Salarial não tem sido fácil, a crise econômica e a falta de disposição do setor patronal são fatores que dificultam o entendimento. Dentro desse contexto, o reajuste no valor do INPC é uma vitória”, destacou.
As cláusulas sociais serão mantidas e a cláusula compromissória de negociação permanente será adicionada à Convenção Coletiva de Trabalho. As negociações estão previstas para começar ainda neste ano.
Os grupos 2, Estamparia e Fundição já atingiram o INPC e fecharam acordo com a FEM-CUT. As propostas do G3 e do G8 não foram aprovadas na assembleia geral. O G10 não apresentou nenhum reajuste.
A Campanha Salarial 2016 tem como tema “Sem pato, sem golpe, por mais empregos e direitos”. A pauta tem cinco itens principais: não à terceirização e à perda de direitos; estabilidade e geração de empregos; reposição integral da inflação mais aumento real, valorização dos pisos e jornada semanal de 40 horas.
Da Redação