Atividades marcam Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres

(Fotos: Edu Guimarães)

Para marcar o Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres, na última sexta, dia 25, as Metalúrgicas do ABC partici­param de diferentes atividades na semana passada.

A diretora executiva do Sindi­cato e primeira vereadora negra eleita por São Bernardo, Ana Nice Martins de Carvalho, participou da comemoração dos 30 anos da Comissão da Mulher Trabalhado­ra da CUT. “Esses 30 anos foram de muita conquista, de avanços e do aumento da participação das mulheres nos ramos filiados à Central Única dos Trabalhadores”, declarou.

No dia 22, a Comissão das Metalúrgicas do ABC entregou a edição especial da revista sobre a violência contra a mulher para os trabalhadores na Mercedes, em São Bernardo.

“Esta revista foi o grande marco deste ano, ela reforça que é preci­so humanizar a nossa categoria. Ainda existe uma forma muito agressiva, mesmo que verbalmente, de o homem tratar a mulher, seja em casa, nas ruas ou dentro das fábricas, e isso também é violência. Precisamos romper com o silêncio”, afirmou a coordenadora da Comis­são, Maria do Amparo Ramos.

“A entrega foi muito bem aceita na empresa, o pessoal gostou bas­tante e hoje vemos muitos lendo a revista em horário de lazer. O conteúdo estimula o debate e isso é muito importante”, afirmou a CSE na montadora, Cristina Aparecida Neves.

25 DE NOVEMBRO DE 1960

A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmen­te por conta do maior ato de vio­lência cometido contra mulheres. As irmãs Dominicanas Pátria, Mi­nerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por justiças sociais de seu país, a República Dominicana, foram perseguidas, diversas vezes presas, até serem brutalmente assassinadas por agentes do governo militar. A ditadura simulou um acidente.

Em 1981, durante o I Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, realizado em Bogotá, na Colômbia, o dia 25 de novembro foi escolhido em homenagem às três irmãs ativistas políticas.

Da Redação