Marinho se despede da categoria, após desligamento da Volks
(Foto: Adonis Guerra)
O ex-presidente do Sindicato e ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, assinou na sexta-feira, dia 20, a sua homologação da Volks, onde foi trabalhador por 38 anos e meio. O desligamento foi feito na Sede.
“Tudo o que sou devo a esse período todo, a esse vínculo com a categoria metalúrgica e a trajetória de lutas que participamos”, afirmou.
O único registro em carteira de Marinho é na montadora, onde entrou na pintura aos 19 anos em 1978. Em 1982, foi eleito cipeiro e, em 1984, eleito para a direção do Sindicato. Foi presidente dos Metalúrgicos do ABC em 1996 e presidente da CUT em 2003.
“Foi um processo de acúmulo constante na categoria, de grande aprendizado. A cada movimento se percebia o amadurecimento político dos Metalúrgicos do ABC e as inovações todas”, contou.
Entre as conquistas está a criação dos Comitês Sindicais de Empresa, os CSEs, resultado de um longo debate durante o 2º Congresso da categoria, em 1996.
“É uma trajetória muito bonita que nós construímos e tenho muito orgulho de ter contribuído. Fortalecemos a organização no local de trabalho, a negociação, o entendimento e a valorização do coletivo”, destacou. “As greves tinham a responsabilidade de conquistar o processo da mesa de negociação e, portanto, a nossa obrigação era exercitar essa conquista”, continuou.
Marinho foi ministro do Trabalho em 2005, e da Previdência Social, em 2007, no governo do ex-presidente Lula. Em 2008, foi eleito prefeito de São Bernardo, sendo reeleito em 2012. Neste período esteve vinculado à empresa, mas sem renumeração.
Futuro
“O nosso desejo é que ele seja o futuro governador do Estado de São Paulo para gerar empregos e defender a indústria paulista”, afirmou o presidente do Sindicato, Rafael Marques.
Da Redação