Novo presidente do Senado prioriza terceirização

(Foto: Jane Araújo)

Com a eleição de Euní­cio de Oliveira, do PMDB, para presidente do Senado, a votação do temido projeto de terceirização deve voltar rapidamente à pauta. O senador tem como agenda prioritária tocar o Projeto de Lei da Câmara, o PLC 30/2015 (antigo PL 4330) que já está na Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Em reuniões reserva­das, senadores decidiram incluir a terceirização já na pauta das comissões da semana que vem.

A proposta, que permite a terceirização nas ativida­des-fim, integra a reforma trabalhista, a mesma que possibilita, entre outras coi­sas, a retirada do 13º salário e férias, e flexibilização de demais direitos assegurados aos trabalhadores.

Caso aprovada a decisão abrirá caminho para que qualquer empresa terceirize todos os seus trabalhadores.

A prática demonstra que os terceirizados ganham me­nos, trabalham mais e são os que mais sofrem acidentes de trabalho. Segundo pes­quisa do Dieese, os salários dos terceirizados são, em média, 25% mais baixos que os dos contratados diretos, e a carga semanal é superior em três horas, em média.

 

Da Redação