Presidente do Sindicato participa de discussão sobre Conteúdo Local em seminário do BNDES

Começou ontem no Rio de Janeiro o seminário “As políti­cas industriais e de conteúdo local no Brasil e no Mundo”, promovido pelo Banco Nacio­nal de Desenvolvimento Eco­nômico e Social, o BNDES. O presidente dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, participou do evento restrito a trabalhadores e convidados.

“Estou participando como representante dos trabalha­dores, pois a discussão não pode ficar apenas entre em­presários, precisamos estar inseridos no debate neste momento tão importante para a definição sobre o conteúdo local”, analisou o presidente.

No primeiro painel “A política de conteúdo local no mundo” foram discutidas ex­periências de conteúdo local a partir das diversas iniciativas internacionais de política industrial.

A programação segue hoje com o painel “A PCL no Brasil – oportunidades e desafios” e o último será sobre a pers­pectiva da indústria para o tema. Durante as apresenta­ções, representantes do setor público e das entidades do setor industrial brasileiro compartilham experiências em relação ao conteúdo local e indicam novas oportunidades e desafios.

Sem direito de voto

Conforme noticiado pela Tribuna na semana passada, o BNDES perdeu direito de voto no comitê do governo fe­deral que discute a política de conteúdo local no Programa de Estímulo à Competitivi­dade da Cadeia Produtiva ao Desenvolvimento e ao Apri­moramento de Fornecedores do Setor de Petróleo e Gás Natural, o Pedefor.

“A redução da participação do BNDES do comitê que de­fine as regras é inadmissível, somos contra. É um banco executor e fundamental para a política industrial brasileira”, alertou. “Diminuir o tama­nho do banco é diminuir o tamanho do País”, comentou Rafael.

Da Redação