Terceiro episódio de Chão de Fábrica relembra a fundação da CUT
Hoje, às 20h30, a TVT exibe o terceiro episódio de Chão de Fábrica, série dirigida por Renato Tapajós que conta a história sobre o Novo Sindicalismo.
Neste capítulo entendemos a importância das primeiras greves da categoria metalúrgica do ABC, que desafiaram a ditadura civil-militar.
Grupos que queriam o fim do regime, como artistas, movimentos da igreja católica, estudantes, trabalhadores urbanos e rurais foram catalisados nessas mobilizações.
Em 1980, os trabalhadores passam a entender a necessidade de um partido político para mudar a sociedade e fundam o Partido dos Trabalhadores.
É no seio dessa organização trabalhista que em 1983, acontece o 2° CONCLAT, Congresso Nacional da Classe Trabalhadora, no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo. Como resultado é fundada a CUT, Central Única dos Trabalhadores. Não perca!
SINTONIZE TVT CANAL 8.1 HD (GRANDE SP); CANAL 46 ANALÓGICO (ALTO DO TIETÊ); CANAL 12 NET (ABC); SITE E FACEBOOK DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO ABC.
Da Redação