CPI da Previdência quer lista dos mil maiores devedores
(Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Em reunião na terça-feira, dia 16, a Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI, da Previdência no Senado aprovou requerimento com pedido de informações à Receita Federal sobre as mil maiores empresas devedoras do sistema previdenciário.
O presidente da Comissão, senador Paulo Paim (foto), do PT-RS, pediu as informações detalhadas dos devedores e uma estimativa da capacidade de recuperação dos créditos nos próximos dez anos.
“Vamos mostrar que essa reforma não é necessária. Ela é irresponsável. Não vamos dar anistia para malandro que não paga a Previdência e que sejam executados os grandes devedores com juros e correção monetária”, afirmou o senador.
“A reforma Trabalhista é para retirar direitos e favorecer o grande empresariado. A reforma da Previdência é para acabar com direito de se aposentar favorecendo o sistema financeiro”, continuou.
O diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, explicou que o sistema previdenciário brasileiro deve passar por uma análise coerente e citou o caso dos devedores da Previdência.
“Empresas acabam não recolhendo, fazendo apropriação indébita e não pagam a Previdência. Além disso, há sonegação e evasão de recursos”, afirmou.
A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, PGFN, fez um levantamento onde pelo menos R$ 426 bilhões são devidos por empresas ao INSS, valor que é ignorado na proposta de reforma da Previdência.
Também divulgou a lista dos 500 maiores devedores. Entre as empresas estão Volks, Mercedes, Ford (em liquidação), Samot e Ifer. Dos bancos estão Caixa, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Santander. Das instituições de ensino constam Mackenzie, Fundação Cásper Libero, Metodista e Fundação do ABC.
“O debate é complexo e exige tratamento cuidadoso. O trabalho da CPI é importante para esclarecer as diferentes maneiras de analisar despesas e receitas visando o equilíbrio orçamentário”, disse.
Confira abaixo a lista das 20 maiores empresas em débito com a Previdência.
Como acessar o seu histórico da Previdência?
O Cadastro Nacional de Informações Sociais, o CNIS, pode ser acessado pela internet ou no caixa eletrônico se você tem conta no Banco do Brasil ou na Caixa.
Banco do Brasil:
→ clique em Conta Corrente
→ Extratos Diversos
→ Previdência social.
Caixa Econômica:
→ clique em Cidadão Online ao lado direito da página principal
→Extrato Previdenciário.
Site do INSS:
→ agendar consulta no 135 para adquirir senha no INSS
→ adquirir a senha do portal numa agência física do INSS
→ ter a senha e o número do PIS/PASEP em mãos
→ acessar o extrato pelo site da Previdência