A luta é para garantir o direito das futuras gerações

(Foto: Adonis Guerra)

A unidade dos metalúrgicos do ABC na luta por direi­tos foi destaque na posse política do presidente eleito do Sin­dicato, Wagner Santana, o Wagnão, e da nova diretoria para o mandato 2017-2020, no domingo, dia 18.

O ex-presidente da República e do Sindicato, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu que a retomada do crescimento no Brasil só pode ser pela melhora da qualidade de vida da população, com geração de empregos e melhores salários.

“Querem jogar a crise do País em cima dos trabalhadores e dos aposentados. Mas nós temos que dizer a eles ‘não tem que tirar di­reito de trabalhador e aposentado’”, afirmou.

Lula recordou a importância histórica do Sindicato para a de­mocracia do Brasil. “O País que estão oferecendo a você, Wagner, vai exigir muitas noites acordado. E um metalúrgico não pode fechar os olhos enquanto a gente não reconquistar o direito de andar de cabeça erguida e a cidadania que já tivemos”, aconselhou.

Wagnão afirmou que a cate­goria não abrirá mão dos direitos garantidos. “Que País é esse onde se propõe uma volta quase à escra­vidão, onde se quer permitir que o trabalhador rural receba comida e moradia ao invés de salário?”, questionou.

“Faremos o necessário para ga­rantir o direito das futuras gerações com garra, resistência, unidade, articulação e verdade”, defendeu. “Este mandato tem o papel de lutar com muita garra para a ma­nutenção dos nossos direitos, por conquistas ao País e para cada um ser respeitado. Nesses três anos é para isso que vou me dedicar”, prosseguiu.

O atual presidente do Sindi­cato, Rafael Marques, lembrou que a posse significa a renovação dos compromissos com a classe trabalhadora.

(Foto: Adonis Guerra)

“Os dirigentes têm uma tarefa fundamental neste momento grave em que querem destruir direitos sociais, previdenciários e traba­lhistas”, contou. “Essa geração de lutadores do Sindicato vai encarar os desafios com muita energia e dedicação junto à categoria”, disse.

O secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre, que também presidiu o Sindicato, parabenizou os meta­lúrgicos do ABC e a direção eleita e citou desafios. “Nenhum país do mundo consegue dar melhorias de condições de vida para o seu povo sem uma indústria forte”, explicou.

“O momento exige unidade para vencer essa luta histórica contra as reformas Trabalhista e da Previdência, tirar esse governo ilegítimo de Temer e garantir ‘Di­retas Já’. E de luta os Metalúrgicos do ABC entendem”, concluiu.

Confira a íntegra da biografia do presidente eleito em forma de cordel no site do Sindicato. Com o título “Wagnão: O Guerreiro dos Sonhos”, o texto foi escrito por Genildo Santana, primo do presi­dente eleito.

Da Redação