Trabalhadores na base estão mobilizados em defesa dos direitos
(Foto: Edu Guimarães)
Com assembleias nas fábricas da base e panfletagens para alertar sobre a retirada de direitos, os Metalúrgicos do ABC convocam os trabalhadores a estarem mobilizados para o dia de paralisações em todo o País na sexta-feira, dia 30. A defesa dos direitos também é tema da Campanha Salarial 2017 da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT.
“Os trabalhadores devem estar mobilizados contra as reformas Trabalhista e da Previdência, já que a qualquer momento podem colocar em votação o desmonte da lei trabalhista e da aposentadoria”, alertou o coordenador de área, Genildo Pereira Dias, o Gaúcho.
Em assembleia na Otis, em São Bernardo, ontem, os companheiros aprovaram a disposição de luta contra as reformas. “Estão em risco os direitos conquistados por gerações antes de nós. O governo quer acabar com tudo isso e a nossa resposta será a luta”, afirmou.
Os companheiros na fábrica também aprovaram acordo de PLR que será pago em duas vezes, em julho e em fevereiro.
Também foram realizadas atividades nas fábricas em São Bernardo.
Mahle
Em assembleia na quinta-feira, dia 22, os companheiros na Mahle aprovaram a luta contra as reformas e o acordo de pagamento de PLR em duas vezes, sendo a primeira parcela em julho e a segunda em janeiro. “O governo não vai empurrar goela abaixo dos trabalhadores esses absurdos”, disse o CSE na fábrica, Amarildo Sesário de Araújo.
B. Grob
Na sexta-feira, dia 23, os diretores do Sindicato fizeram panfletagem da Tribuna na B. Grob para conversar com os companheiros. “Alertamos que os trabalhadores não podem se iludir com contratações e investimentos na fábrica. As reformas vão trazer prejuízos para todos”, afirmou o CSE eleito, Aurélio Camargo Lopes.
Valeo
Os trabalhadores na Valeo aprovaram em assembleia ontem o acordo de PLR em duas vezes, em julho e em janeiro, e a necessidade de mobilização. “Também fizemos a convocação para as próximas lutas e falamos sobre a importância da união dos trabalhadores”, disse a CSE, Judith Alves da Fonseca.
ZF
Na ZF, a companheirada aprovou a mobilização para o dia 30 em assembleia na sexta-feira, dia 23. O CSE na fábrica, José Ribamar Feitosa da Silva, falou sobre os retrocessos das medidas e a necessidade da luta. “Sentimos a indignação dos trabalhadores, que estão todos prontos e firmes na luta”, contou.
Reforma Trabalhista
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, a CCJ, do Senado, fará hoje duas audiências públicas sobre a reforma Trabalhista. A votação na terceira e última comissão antes de ir ao plenário está prevista para amanhã.