CNM-CUT aprova criação de instituto para fortalecer a indústria
Foto: Adonis Guerra
No último dia 29, os delegados da Plenária Estatutária da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, aprovaram a criação de um instituto para atuar pelo fortalecimento da indústria no Brasil.
Os metalúrgicos do País referendaram a indicação do presidente dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, para presidir o instituto. O debate sobre o fortalecimento do setor será levado ao macrossetor da indústria.
“O Brasil perde muita força na indústria, o que ameaça os empregos dos trabalhadores. O instituto irá procurar parceiros interessados em que o País tenha um parque industrial grande, que garanta empregos de qualidade”, afirmou.
A instituição terá papel de articulação e consolidação de propostas da reindustrialização. “As questões de relação de trabalho sempre estiveram na Confederação. Agora também vamos introduzir o trabalho de desenvolvimento industrial como tarefa cotidiana”, explicou.
Entre os temas de debate estão inovação e tecnologia. Por iniciativa dos metalúrgicos do ABC, uma comitiva de dirigentes irá à China no próximo dia 13 para debater a indústria com sindicatos, governo, empresas e universidades chinesas. O objetivo é trazer investimentos ao Brasil.
Na segunda-feira, dia 3, Rafael se reuniu com o professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor do Centro China Brasil, sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, para debater as relações entre os países e os projetos de cooperação.
“O professor elogiou a iniciativa dos metalúrgicos de atuar pela reindustrialização do Brasil. Foi muito positivo conhecer quem está atuando nas relações entre os países. Penso que a nossa ida à China terá bons frutos”, disse.
Na sexta-feira, dia 30 de junho, Rafael recebeu o professor Giorgio Romano Schutte, coordenador do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, a UFABC, para aprofundar informações sobre a economia chinesa.
O debate sobre estratégias com a China teve início no mandato do presidente do Sindicato à frente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, de 2013 a 2015, com cursos e a vinda de uma comitiva chinesa a São Bernardo.
Da Redação.