Trabalhadores aprovam aviso de greve na D&d e Metaltork
Foto: Divulgação – Metaltork
Foto: Divulgação – D&D
Na última terça-feira, 25, os trabalhadores na Metaltork, em Diadema, aprovaram em assembleia o aviso de greve contra a decisão da empresa de afastar o Sindicato de negociações.
“No dia 15 de maio entregamos a pauta de reivindicações para a empresa e não tivemos retorno”, explicou o coordenador de área, João Paulo Oliveira dos Santos.
Segundo ele, os companheiros se reuniram novamente em assembleia, em 20 de junho, para cobrar um posicionamento da empresa.
“Em represália, a Metaltork montou uma comissão interna sem a participação do Sindicato para negociar PLR, plano de cargos e salários e banco de horas”, contou o dirigente.
“Fizeram algumas reuniões com essa comissão, mas não estavam respeitando nem a Convenção Coletiva e ainda pagaram um adiantamento para parte dos trabalhadores, como uma espécie de ‘cala boca’”, denunciou.
O Sindicato entregou o aviso de greve um dia após a aprovação em assembleia e se reúne hoje com representantes da Metaltork para tentarem um acordo e evitar a paralisa- ção na segunda-feira, 31.
“Sempre estivemos abertos ao diálogo, por isso não podemos aceitar atitudes unilaterais que prejudiquem os companheiros”, concluiu João Paulo.
D&D Já na D&D, também em Diadema, os trabalhadores aprovaram aviso de greve por falta de uma proposta de Participação nos Lucros e Resultados, a PLR, durante assembleia realizada ontem.
“Após dois meses da entrega da pauta, representantes da empresa alegam que não têm como pagar a PLR”, afirmou o coordenador de área, Antonio Claudiano da Silva, o Da Lua. “No entanto, a companheirada do chão de fábrica já constatou que tem muita produção e que não tem motivo para a empresa não negociar”, disse o dirigente.
“Só mudaremos essa situação por meio da mobilização e organização dos trabalhadores”, concluiu Da Lua.
Da Redação