Representantes na Scania participam de seminário de planejamento
Os integrantes do Sistema Único de Representação, o SUR, na Scania, participam desde a última quarta-feira, 30, do Seminário de Planejamento, no Centro de Formação Celso Daniel do Sindicato, que se encerra hoje.
Durante três dias, os dirigentes debatem os principais desafios desse mandato, planejam as ações e recebem formação sobre as questões que preocupam a categoria na atual conjuntura econômica e política.
Organizado pelo Departamento de Formação do Sindicato, a atividade contou também com a participação do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, o Dieese.
“O maior desafio para este mandato é definir como vamos organizar a base. A nova geração que está hoje na fábrica tem um perfil crítico, questionador e apesar de ter mais tempo escolar que as gerações anteriores, não viveu as lutas que foram fundamentais para as conquistas de muitos direitos. Vamos ter que entender essa geração para fazer o trabalho de base”, alertou o secretário-geral do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva.
“Não podemos só focar na particularidade de cada empresa e esquecer o todo. O Sindicato é um monte de engrenagem e um só motor. O que acontece no dia a dia da Scania influencia toda a categoria”, ressaltou.
“A unidade será a palavra chave. O trabalhador na fábrica nos vê como representante do Sindicato, independente do setor, por isso temos que ser coerentes”, afirmou o coordenador da representação na Scania, Regis Guedes.
“Precisamos estar alinhados para fazer o enfretamento dos problemas que virão também de fora para dentro e tem muita coisa por vir”, acrescentou.
As atividades envolveram também dinâmicas reflexivas para quebrar o individualismo e promover a confiança e integração.
Da Redação.