CUT lança campanha contra a reforma Trabalhista

 

Foto: Roberto Parizotti

A 15ª Plenária/Congresso Extraordi­nário e Exclusivo da CUT Nacional: 100 anos depois… A luta continua! Nenhum Direito a Menos, encerrado na última quinta-feira, 31, teve como principal re­solução o lançamento de uma campanha para colher 1,3 milhão de assinaturas em apoio a um projeto de lei de iniciativa popular contra a reforma Trabalhista.

A Central escolheu o feriado de 7 de setembro, também conhecido como o dia do tradicional Grito dos Excluídos, que desde 1994 propõe manifestações com algum tema voltado ao combate às injustiças e desigualdades sociais, para lançar oficialmente a campanha.

“A reforma Trabalhista que está para ser posta em prática a partir de 11 de novembro já tem efeito devastador para as categorias em termos de perda de emprego. Discutimos no congresso a luta pela anulação jurídica da reforma Trabalhista, mas pode haver perspectivas mais favoráveis se entrarmos em varas regionais com ações, onde existem mui­tos juízes contrários ao texto”, avaliou o presidente da CUT, Vagner Freitas.

Outra decisão considerada prioritária durante a Plenária foi a campanha “Se botar pra votar, o Brasil vai parar”, sobre a reforma da Previdência que está prestes a voltar para votação no Congresso.

“Continuaremos propondo os atos, manifestações e greves, com os sindi­catos mais envolventes e convincentes dentro dos locais de trabalho para fazer com que o trabalhador saia da acomo­dação de seu casulo e venha para a luta. Ele saindo da inércia vai ajudar seu sindi­cato a enfrentar e mudar essa realidade”, completou.

Grito dos Excluídos

A 23ª edição do Grito dos Excluídos traz como lema: “Por direito e demo­cracia, a luta é de todo dia”. A atividade ocorre em todo o Brasil. Em São Paulo, haverá o tradicional ato organizado pela Central de Movimentos Populares, a CMP, com apoio de entidades como a CUT São Paulo.

A concentração terá início às 9h, na Praça Oswaldo Cruz, ponto inicial da Avenida Paulista. A manifestação segui­rá pela Avenida Brigadeiro Luiz Antônio em direção ao Monumento às Bandeiras, ao lado do Parque do Ibirapuera.

Da Redação.