CNBB convoca população a se mobilizar na defesa dos direitos

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, divulgou na última sexta-feira, mensagem para o dia 7 de setembro. No documento, a entidade encoraja as pessoas a se mobilizarem pacificamente na defesa da dignidade e dos direitos do povo brasileiro “diante do grave e prolongado momento triste vivido no País”, propondo a vida em primeiro lugar.

“A sociedade brasileira está cada vez mais perplexa, diante da profunda crise ética que tem levado a decisões políticas e econômicas que, tomadas sem a par­ticipação da sociedade, implicam em perda de direitos, agravam situações de exclusão e penalizam o povo brasileiro pobre”, diz a carta.

O Grito é construído com a partici­pação também das comunidades cristãs, movimentos, pastorais sociais e organi­zações da sociedade civil.

“A democracia brasileira exclui o acesso de todos ao bem-estar, já que temos 14 milhões de desempregados, 60 milhões de pessoas endividadas e 63 milhões de trabalhadores que ganham por mês menos de dois salários mínimos, dos quais 47 milhões ficam com menos de um. A exclusão econômica e social faz do Brasil uma das nações mais desiguais do mundo”, lembrou Frei Betto, em artigo publicado sábado, 2, no site Hoje em Dia.

Da Redação.