Sempre companheiros!
O uso da palavra companheiro é muito utilizado em nosso meio, principalmente após as greves no final dos anos 1970 e até hoje, em qualquer assembleia ou plenária a saudação começa com “companheiros e companheiras”. Vamos entender o significado e o simbolismo da palavra “companheiro”?
Embora a palavra companheiro pareça vir de algo relativo a companhia, sua origem de fato está relacionada ao pão, composta da palavra ibérico-castelhana con + pañero: é alguém com quem compartilhamos o pão. Lembrando o simbolismo que o pão tem na história da humanidade, pode-se atribuir a tudo que é essencial a nossa vida, a dignidade humana, como nossa casa (ou direito a ela), o trabalho, a educação e a saúde.
Compartilhar é inerente à classe trabalhadora e que também exerce a capacidade de lutar pela busca do pão de cada dia, na luta por moradia, por um pedaço de chão, por salários e melhores condições de trabalho.
As novas leis: trabalhistas, da terceirização, congelamento de gastos públicos (já aprovadas) e da Previdência (em tramitação) retiram direitos. Portanto, companheiro, é preciso de união da classe trabalhadora para impedir retrocessos e, conquistar nosso pão de cada dia.