Trabalhadores na Legas, Pro-Sol, Soma e VMG aprovam acordos de PLR
Foto: Adonis Guerra
Os companheiros na Soma, Pro-Sol e VMG, em Ribeirão Pires, e na Legas Metal, em Diadema, aprovaram em assembleias os acordos de Participação nos Lucros e Resultados, a PLR, negociados pelo Sindicato com as empresas.
Na Soma e na Pro-Sol, a assembleia conjunta foi na terça-feira, dia 31. O pagamento será em parcela única para janeiro de 2018. São 35 trabalhadores na Pro-Sol e 140 metalúrgicos na Soma.
“Com a atuação do CSE, o Tadeu Caratti, as negociações puderam avançar bem com a fábrica ao trazer uma visão mais ampla do que a empresa está produzindo e, assim, negociar com mais informação”, afirmou o coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos.
No mesmo dia, os companheiros na VMG também aprovaram o acordo. A primeira parcela será paga ainda este mês e a segunda em fevereiro aos cerca de 70 trabalhadores na autopeças.
“A unidade dos companheiros para pressionar a fábrica foi fundamental para retomar o diálogo e conseguir o acordo. O importante na negociação é que a empresa já se comprometeu a discutir as demandas dos trabalhadores com o Sindicato no ano que vem”, ressaltou.
Fotos: Edu Guimarães
DIADEMA
Na Legas Metal, a assembleia de aprovação do acordo também foi no dia 31, após rejeição da proposta anterior em 18 de outubro. São 95 trabalhadores na fábrica que pertence ao Grupo 8.
“No começo, a empresa dizia que não teria como pagar a PLR. Foram várias reuniões para conseguir chegar a um acordo que contemplasse os companheiros”, explicou o CSE na fábrica, Valderez Dias de Amorim, o Serginho Groisman.
“Conquistamos uma correção significativa de 10% no valor em relação ao ano anterior ao construir proposta de pagamento em duas parcelas, em março e setembro do ano que vem”, prosseguiu.
Pela negociação aprovada, as parcelas foram antecipadas em um mês em relação à proposta anterior.
Da Redação.