Comissão de Igualdade Racial: 30 anos de luta no combate ao racismo

Fotos: Adonis Guerra

A Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo dos Metalúrgicos do ABC comemorou seus 30 anos de exis­tência ontem na Sede. Para marcar a data, foi lançada a Revista Conversa de Griô, que detalha as três décadas da história de lutas e conquistas da Comissão contada pelos coordenadores desse período e pelos ex-presidentes do Sindicato. Além de uma reflexão do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva sobre o tema.

“Essa comissão é extremamente impor­tante para o Sindicato por combater um mal que é a origem de muitas mazelas no Brasil. Continuaremos dando todo o apoio para que se construa uma sociedade dife­rente dessa que se tenta construir hoje por meio do ódio, propagando a desigualdade. Temos que combater isso nas fábricas e na sociedade”, disse o presidente do Sindica­to, Wagner Santana, o Wagnão durante a abertura do evento.

O coordenador da Comissão, José La­elson de Oliveira, o Leo Superliga destacou que é preciso empoderar o povo preto. “Infelizmente, no Brasil, dos 513 deputados federais, apenas 22 se declaram negros. É preciso colocar o nosso povo em espaços de decisão”.

“É hora de nós contarmos a nossa his­tória, nossa luta, nossa demanda. Todos esses coordenadores são os Griôs que estão contando essas histórias na nossa Revista”.

O presidente do Sindicato, à época da criação da Comissão, em 1987, Jair Antônio Meneguelli, prestigiou a atividade.

Os coordenadores que estiveram à frente da Comissão partilharam suas visões sobre os 30 anos: