Estado de São Paulo teve 3.517 mortes por acidente de trabalho em 6 anos

Para chamar a atenção da população sobre o Dia Mundial em Memórias das Vítimas de Acidente e Doenças do Trabalho, 28 de abril, a Frente Regional de Prevenção e Enfrentamento da Violência no Trabalho, da qual o Sindicato faz parte, distribui hoje panfletos informativos em diversos terminais do ABC.

Neste dia, em 1969, houve uma comoção mundial quando em um acidente 78 traba­lhadores morreram em uma mina nos Estados Unidos. Então decretou-se essa data como um marco para se repensar toda a questão da segurança no trabalho. No Brasil, a lei 11.121 de 2005 institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Segundo levantamento do Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho, entre 2012 e 2017, foram registrados 426.535 auxílios-doença por acidente do trabalho em São Paulo e 3.517 mortes. O Estado é respon­sável por 37% das Comunicações de Acidentes de Trabalho, as CATs, e teve impacto previ­denciário de mais de R$ 4 bilhões no período. (Confira os números de mortes na região do ABC no quadro ao lado).

“Apesar da atuação constante da Cipa, ainda são muitas as vítimas de acidente de trabalho. Entendemos que a informação é o instrumento primordial para o cipeiro. Por isso, esta semana, trouxemos dados e depoimentos que reforçam a importância dessa atuação. Sugiro que os companheiros guardem essas edições para consultá-las sempre que necessário”, reforçou o diretor executivo, responsável pelo Departa­mento de Saúde do Sindicato, Carlos Caramelo.

Da Redação.