90% do chão de fábrica na ZF é sindicalizado

Fotos: Edu Guimarães

Entre os dias 14 e 15, durante a campanha de Sindicalização na ZF, em São Bernardo, 38 trabalhadores se associaram ao Sindicato para fortalecer a organização no local de trabalho. Com isso, o total de sócios no chão de fábrica ultrapassa os 90%.

Para o representante do CSE, Jonas Brito, a adesão reflete a percepção dos com­panheiros sobre a necessidade de ter o Sindicato fortalecido para combater a reforma Tra­balhista.

“Eles perceberam que é importante que estejam envol­vidos nos acordos. Havia antes uma certa resistência por parte de alguns deles, mas desde o início do ano, muitos traba­lhadores nos procuraram para tirar dúvidas e se associarem”.

Entre as questões que preocu­pam parte dos companheiros, estão, segundo o CSE, as cláu­sulas da Convenção Coletiva de Trabalho e a manutenção da salvaguarda contra a apli­cação da reforma Trabalhista.

“A sindicalização prova o reconhecimento do trabalho do CSE e dos avanços internos nos acordos com a empresa. Isso nos fortalece e impulsiona nossa dedicação em relação à amplitude representativa dos companheiros”, destacou o coordenador do CSE na ZF, José Ribamar Feitosa da Silva.

Amanhã, às 14h30, os Me­talúrgicos do ABC realizam assembleia com os trabalhado­res na ZF para tratar de PLR e assuntos internos.

“Me sindicalizei assim que entrei na empresa, em 2007. Fui demitido em 2014 e reintegrado em 2016. Hoje tenho estabilidade por doença do trabalho. Meu retorno só foi possível graças aos direitos garantidos pela Convenção Coletiva. Achei que era a hora certa de me sindicalizar novamente, pois sei que o Sindicato está do nosso lado e percebo que os representantes são muito transparentes”. Edimilton da Silva Alves, o Nego Ed, operador industrial.

 Da Redação.