Sindicato e movimentos sociais debatem avanços e desafios nos 28 anos do ECA

Foto: Adonis Guerra

Os Metalúrgicos do ABC receberam na última sexta-fei­ra, 13, integrantes de diversas entidades em um debate sobre os principais avanços e desafios que envolvem o Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA, que completa 28 anos.

Estavam representadas as entidades: Aldeias Infantis SOS, Centro Cultural Francis­co Solano Trindade, Projeto Meninos e Meninas de Rua, Sindicato dos Químicos, Sin­dicato dos Servidores Públicos de São Bernardo, Associação dos Conselheiros Tutelares de São Paulo e o Fórum Regional dos Conselheiros Tutelares do ABCDMR.

“O Sindicato tem esse perfil agregador de promover debates que envolvem questões hu­manas e sociais. Entendemos que é essencial ouvir, discutir e propor ações que deem susten­tação para garantir os direitos daqueles que serão os traba­lhadores do futuro”, destacou o diretor executivo, responsável pelo Departamento de Saúde do Sindicato, Carlos Caramelo.

A coordenadora do Projeto Meninos e Meninas de Rua, Neia Bueno Marianno, avaliou a atividade como muito posi­tiva. “O evento proporcionou debates de qualidade, com participações bastante signifi­cativas, o que é essencial nessa conjuntura de retirada total de direitos, quando a resistência se faz necessária. Nesses espaços que conseguimos pensar como fazer a luta”.

Durante a atividade foram tiradas algumas propostas como a realização do Con­gresso do Povo, com a temática da Infância e encaminhamento de documentos para parlamen­tares ligados ao tema.

Da Redação.