Dirigente visita Observatório da Indústria em Santa Catarina
Foto: Divulgação
O secretário de Formação da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, e conselheiro do Senai, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, integrou uma comissão de representantes dos trabalhadores em visita ao Observatório da Indústria Catarinense, em Florianópolis, no final do mês passado.
O Observatório, uma área da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, FIESC, vinculado ao sistema S, monitora os principais fatores que afetam a competitividade industrial no Estado e analisa o desempenho econômico e as tendências tecnológicas dos setores estratégicos.
O dirigente explicou que o local visitado tem o foco principal voltado à saúde do trabalhador e ressaltou a importância de conhecer exemplos com o objetivo de fortalecer o debate sobre a criação do Observatório das Indústrias, pautado pelos Metalúrgicos do ABC dentro do Rota 2030.
“Para nós o mais importante é conhecer um observatório de fato e os detalhes do seu funcionamento. No caso desse em Santa Catarina, há um recorte específico na saúde do trabalhador. Com as informações coletadas, armazenadas em nuvens, eles propõem tecnologias para proteger os trabalhadores”.
“O que a gente pensa para um Observatório da Indústria com o olhar dos trabalhadores é ter uma ferramenta que consiga mostrar em que direção o segmento está caminhando, no nosso caso no segmento automotivo”.
Bigodinho lembra que a ferramenta também vai detectar se há geração de emprego, conteúdo nacional e cumprimento das leis determinadas com o final do Inovar-Auto e o início do Rota 2030.
“O cruzamento de dados é uma ferramenta que consegue monitorar e ter um olhar mais clínico dentro do segmento. Observatório da Indústria é de suma importância, principalmente num momento como esse”, concluiu.
Da Redação.