Vendas de carros registram queda de 76,3% em abril na Europa por causa da pandemia de coronavírus

Segundo associação, é o maior declínio de demanda na história do mercado europeu.

As vendas de carros novos na União Europeia (UE) caíram 76,3% em abril, em comparação ao mesmo período de 2019, afirmam fabricantes. Várias concessionárias foram fechadas em muitos países, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em março, a queda nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior havia sido de 55,1%. Em abril de 2020, apenas 270.682 carros particulares novos foram vendidos na União Europeia, contra 1,14 milhão em abril de 2019, observou a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.

Todos os mercados nacionais sofreram quedas espetaculares, em particular Itália (-97,6%), Espanha (-96,5%) e França (-88,8%). Na Alemanha, a queda foi menos dramática (-61,1%). Entre as montadoras mais afetadas estão a italiana Fiat Chrysler (-87,7%) e as francesas Renault (-79%) e Peugeot (-81,2%), segundo dados da Associação. A número um da Europa, a Volkswagen alemã, registrou uma queda de 72,7% de suas vendas em abril deste ano, na comparação com a anterior.

Um dos fabricantes que menos sofreram foi a BMW (incluindo a marca Mini), com uma queda de 65,3%, enquanto sua rival em carros de luxo, a alemã Daimler, registrou uma queda de 78,8% nas vendas. O colapso do mercado se deve, principalmente, à paralisia do comércio. As vendas acumuladas de janeiro a abril mostram uma queda de 38,5% nas vendas. Esse retrocesso não poderá ser compensado, mesmo que no final do ano as vendas tenham registrado um forte aumento.

Do G1