Sindipeças vê chances de início da retomada no 3º trimestre
Em webnar com empresários do setor, Dan Iochpe diz que momento é de cautela e fala da inusitada crise institucional do País
Em webinar com os associados da entidade para apresentar ações em curso e refletir sobre o futuro do setor, o presidente do Sindipeças, Dan Ioschpe, fez questão de frisar que o momento é de cautela, destacando ser difícil prever como será o comportamento do mercado no pós-pandemia da Covid-19.
Citou exemplos positivos como o da China, que já em abril conseguiu desempenho nas vendas automotivas similar ao do mesmo mês do ano passado, mas lembrou que a inusitada crise institucional instalada no Brasil traz preocupações adicionais com relação às medidas corretas ou óbvias a serem tomadas para uma retomada local.
De qualquer forma, fez uma avaliação sobre a expectativa do setor em relação aos próximos meses. Lembrou que o segundo trimestre está sendo muito difícil, com perspectiva de em junho haver um movimento no mercado automotivo equivalente a 40% ou até 50% do registrado antes da chegada do novo coronavírus ao País.
O importante na hora da retomada, como ressalta o presidente do Sindipeças, é estar atento ao comportamento da demanda – ainda totalmente incerto – para equilibrar a oferta. E dentre tantas incertezas, uma coisa é certa, disse Iochpe: “Ninguém sairá ileso desta crise. Ninguém sairá sem feridas”. Até porque, como lembrou, o mundo vive uma situação sem precedentes. “Nenhum de nós previu em algum exercício de gestão de risco que passaríamos mundialmente pelo que estamos passando”.
Do AutoIndústria