Toyota mantém investimento de R$ 1 bi no Brasil para novo carro
Recursos serão aplicados na fábrica de Sorocaba (SP), onde está sendo desenvolvido o projeto do automóvel, cujas vendas começarão em meados de 2021
Logo que a pandemia começou a se alastrar pelo Brasil, uma das primeiras providências tomadas pelas montadoras foi suspender ou adiar programas de investimentos no país. Mas nem todas seguiram esse caminho. A Toyota decidiu manter o plano de investir R$ 1 bilhão na fábrica de Sorocaba (SP). Com isso, fica também inalterado o cronograma de desenvolvimento do projeto de um novo carro, para o qual os recursos serão destinados, com previsão para início das vendas em meados do próximo ano.
Em entrevista ao Valor, o presidente da Toyota na América Latina e Caribe, Masahiro Inoue, afirma que a pandemia não pode servir como desculpa para protelar um projeto dessa importância. “Eu não quero desistir. Trabalhei para isso; acho que será bom para o Brasil e coisa boa tem que ser feita conforme planejado”, afirma. Os detalhes do novo veículo, cujo projeto foi anunciado em setembro de 2019, durante visita do governador João Doria (PSDB) ao Japão, serão mantidos em segredo até o fim do ano.
A produção nas quatro fábricas da Toyota no Brasil será retomada apenas na próxima semana. A empresa será uma das últimas montadoras a voltar à atividade, depois de quase três meses de paralisação em razão da covid-19. Inoue diz que gostaria até de ter antecipado a volta ao trabalho. Mas percebe, nas conversas com os concessionários, que o mercado ainda não reagiu o suficiente. Todos os dias, ele conversa com um ou dois revendedores.
Apesar das dificuldades que Inoue enfrenta para lidar com o isolamento, “trancado em casa”, a pandemia o ajudou a aproximar-se mais da matriz. Os encontros pessoais, que costumavam acontecer a cada dois meses, quando ele viajava para o Japão, passaram a ser semanais, por vídeo. A direção mundial da montadora quer sempre detalhes do quadro da pandemia em São Paulo, no Brasil e região.
Do Valor Econômico