Junho tende a fechar com 110 mil emplacamentos, revela a IHS Markit
Consultoria segue com projeção 10 pontos mais otimista que a da Anfavea, estima queda de 30% este ano
Em junho finalmente o volume mensal de veículos no País deve voltar a superar a casa das 100 mil unidades. Segundo acompanhamento da consultoria IHS Markit, até esta última semana do mês o ritmo apontava para 110 mil emplacamentos de automóveis e comerciais leves.
Isso representa crescimento expressivo de quase 77% sobre maio, ainda que apenas metade das vendas registradas no mesmo mês de 2019, mas mostra que o mercado brasileiro retomou o curso de rampa ascendente, conforme atestaram os consultores da IHS Markit.
Ainda é cedo para comemorar essa possível recuperação no mês, porque parte dos licenciamentos estava represada, são de carros vendidos em março, abril e maio que não foram emplacados porque a maioria dos Detran estavam fechados.
Por “boa notícia” entenda-se o fato de a projeção da consultoria ser 10 pontos porcentuais mais otimista do que a da Anfavea, a associação dos fabricantes, que no início de junho divulgou sua primeira previsão após a chegada da pandemia ao Brasil, estimando uma pesada queda de 40% na vendas este ano, que desceriam para apenas 1,6 milhão e de veículos leves vendidos em 2020.
Do Automotive Business