Mercedes-Benz e Nvidia vão desenvolver inteligência do carro do futuro
Sistema de direção autônoma atualizável na nuvem instalará configurações cada vez mais avançadas
A Mercedes-Benz selou parceria com a Nvidia Enterprise para o desenvolvimento de um novo sistema de computação com inteligência artificial (IA) para equipar toda sua linha de automóveis a partir de 2024. A tecnologia, segundo a fabricante alemã, vai viabilizar funções de direção automatizadas atualizáveis. As duas empresas divulgam que vão trabalhar juntas para projetar “a arquitetura de computação mais sofisticada e avançada já implementada em um automóvel”.
A nova arquitetura definida por software será construída sobre a plataforma Nvidia Drive e será padrão para a próxima geração de todos os veículos Mercedes-Benz. Um dos principais recursos será a capacidade de automatizar a condução de rotas regulares de endereço para endereço. Além disso, haverá inúmeras aplicações futuras de segurança e conveniência. Os clientes poderão comprar e adicionar recursos, aplicativos de software e serviços de assinatura por meio de atualizações na nuvem (OTA – Over the Air) de software durante a vida útil do automóvel.
As empresas informam que Nvidia e Mercedes-Benz desenvolverão em conjunto os aplicativos de IA e veículos automatizados que incluem os níveis SAE 2 e 3 de autonomia, bem como funções de estacionamento automatizadas até o nível 4. Com isso, os automóveis da marca alemã serão dirigidos total ou parcialmente pelos módulos de supercomputação da próxima geração do Nvidia Drive.
Com a atualização constante do software, à medida que a estrutura tecnológica e regulamentar se desenvolverem, será possível atualizar todos os automóveis através da nuvem para incorporar funções de direção automatizada cada vez mais avançadas.
Do Automotive Business