Greenpeace diz que híbridos plug-in são uma fraude e não reduzem emissões

Organização ambiental publica análise que questiona a eficiência desse tipo de veículo

Considerados modelos de transição para a mobilidade 100% elétrica, os veículos híbridos têm recebido cada vez mais incentivos por parte dos governos graças a sua proposta menos poluente que os tradicionais carros a combustão. No entanto, a organização ambiental Greenpeace publicou um relatório questionando a eficiência desse tipo de veículo.

De acordo com a organização, que cita o caso específico dos incentivos concedidos pelo governo da Alemanha, os modelos híbridos plug-in (recarregáveis) que serão subsidiados em até 4.500 euros (R$ 27.340) por veículo, não cumprirão a promessa de reduzir as emissões de CO2 por algumas questões.

O relatório afirma que a maioria dos veículos híbridos e híbridos plug-in são SUVs mais pesados  e potentes, além de sedãs de luxo e alto desempenho, o que limitaria sua capacidade de reduzir as emissões. Nessa linha, a organização expõe ainda que a potência média dos motores híbridos plug-in na Alemanha é de 335 cv, enquanto a média entre os demais modelos a combustão é de apenas 158 cv.

Além do questionamento do Greenpeace, os testes da associação alemã de automóveis ADAC mostram que o consumo de combustível de carros híbridos no uso diário é muitas vezes maior do que o indicado nas informações do revendedor, principalmente quando a bateria está descarregada, o que ocorre com frequência relativamente alta.

Do InsideEVs