Seminário Internacional dos 41 anos da Anistia começa hoje
Este ano, por conta da pandemia causada pelo coronavírus, o evento que marca a data da promulgação da Lei da Anistia no Brasil, sancionada pelo presidente João Figueiredo em 28 de agosto de 1979, será realizado de forma online dando acesso a participantes de diversas partes do mundo. A Lei permitiu que os perseguidos políticos pelo regime militar obrigados a deixar o Brasil, pudessem regressar ao país.
A atividade é organizada todos os anos pelas associações de anistiados e anistiandos de todo o Brasil e nesta ocasião conta com o apoio da Comissão dos Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que fará a transmissão pelo seu canal do youtube (CDH/OAB-SP).
A primeira palestra de hoje, às 10h, tem como tema ‘A importância da justiça de transição na consolidação da democracia’. Também nesta quinta-feira, 27, às 18h, será abordado o assunto ‘A luta das mulheres, negras e negros na ditadura’. Amanhã, dia 28, palestrantes da Bolívia, El Salvador, Chile e Colômbia compartilharão ‘experiências internacionais com justiças de transição”.
Para o presidente Associação dos Metalúrgicos Anistiados e Anistiandos do ABC, AMA-A ABC, João Paulo de Oliveira, é uma importante oportunidade para denunciar as perseguições políticas no Brasil. “É evidente que no regime militar, no que se refere à tortura, desaparecimento, assassinatos, a situação era muito cruel, mas hoje percebemos ainda mais dificuldade para o diálogo, somos tratados como terroristas. Vamos aproveitar a ocasião para denunciar todas as perseguições que estamos sofrendo”, destacou.