Scania apresenta caminhão elétrico e híbrido chassi rígido na Europa
A Scania aumentou sua linha de caminhões equipados com motores elétricos movidos a bateria lá na Europa
A novidade foi anunciada esta semana e é a primeira linha de caminhões da marca com chassi rígido das séries P e L com motorização elétrica ou híbrida, com alimentação a bateria e opção de motor diesel de 280 ou 360 cavalos.
O caminhão totalmente elétrico da Scania vem com uma bateria de 165 ou 300 kWh para alimentar seu motor elétrico de 230 kW, equivalente a cerca de 310 cv. No modelo de 300 kWh, alcance pode chegar a 250 quilômetros com apenas uma carga nas baterias. Nesta versão, o caminhão tem nove baterias. Uma fica no túnel do motor e as outras ao longo da estrutura do chassi.
As baterias podem ser carregadas em 55 minutos para o caminhão com menor potência e em 100 minutos para a versão mais parruda. Além disso, as baterias são continuamente carregadas em movimento por meio de energia de frenagem regenerativa.
O caminhão híbrido plug-in da Scania pode viajar longas distâncias no modo de motor de combustão e até 60 km no modo elétrico, conforme necessário. Combinado com combustível renovável, o híbrido plug-in da Scania permite aos operadores reduzir significativamente seu impacto ambiental.