Instituto Renault completa uma década de inclusão e mobilidade

Organização calcula ter beneficiado mais de 755 mil crianças, jovens e adultos com seus vários projetos em todo o País

Organização responsável por ações socioambientais da Renault no Brasil, o Instituto Renault completou exatos 10 anos este mês. Desde sua criação oficial, em 14 de setembro de 2010, a entidade calcula ter beneficiado mais de 755 mil pessoas apoiando ou desenvolvendo projetos para inclusão e mobilidade. O instituto replica no Brasil modelo de atuação desenvolvido pelo grupo francês em vários países de todos os continentes.

Dentre as várias ações e parcerias da organização, destaca a Associação Borda Viva, a Geração Futuro e o Renault Experience, além dos vários programas voltados à mobilidade. As duas primeiras têm beneficiado diretamente a comunidade da Borda do Campo, bairro nas proximidades da fábrica da empresa em São José dos Pinhais, PR, onde 74 % de seus cerca de 18 mil habitantes estão abaixo da linha da pobreza.

Outra iniciativa, e talvez a mais conhecida, é a Associação Borda Viva, organização sem fins lucrativos que desde 2002 trabalha pelo no desenvolvimento social, segurança alimentar para crianças, geração de renda e no empoderamento feminino por meio do empreendedorismo. Em outra vertente, a Casa da Costura, tem garantido renda para mulheres da comunidade por meio da confecção de sacolas, carteiras, mochilas e bolsas com materiais doados por fornecedores da montadora e também por concessionárias da marca.

Para qualificação e capacitação para o mercado de trabalho de jovens do bairro, foi criado o Geração Futuro, curso gratuito de formação profissional direcionado para jovens estudantes entre 15 a 24 anos que estejam cursando ou que tenham concluído o Ensino Médio. Já o Renault Experience busca fomentar empreendedorismo e inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade.

Do AutoIndústria