Scania lança linha de caminhões V8 com motor de 770 cv, o mais potente do mundo
Mais econômica, gama conta ainda com versões de 530 cv, 590 cv e 660 cv
A Scania apresentou na segunda-feira, 28, na Europa, a nova geração de sua linha de caminhões V8 com quatro opções de motorização, entre eles o V8 770S, fazendo com que a marca retome a posição de ter o caminhão mais potente do mundo, com 770 cv e torque máximo de 3.700 Nm – até então o título era da também sueca Volvo, com o modelo FH16, com 750 cv.
A nova gama dos icônicos caminhões V8, aprovada para rodar com combustíveis renováveis, conta ainda com as versões de 530 cv, 590 cv e 660 cv. Além da maior potência, a montadora promete mais economia nos motores, que pode chegar a 6% em comparação com a versão anterior. O nível pode ser maior quando os caminhões são equipados com a nova caixa de câmbio automatizada Opticruise G33, que ficou 60kg mais leve em comparação com a anterior graças ao uso ampliado de alumínio e dimensões reduzidas.
As mudanças de marcha também mais leves e aprimoradas fornecem até 1% a mais de potencial de economia de combustível. A nova transmissão está sendo introduzida na linha V8 para as versões de até 660 cv e vai substituir todas as soluções Opticruise atuais. Para esta nova caixa, a Scania investiu mais de € 400 milhões.
Além disso, a montadora reforça que a economia de combustível na gama de motores é o resultado de um amplo ajuste e desenvolvimento, envolvendo mais de 70 novas peças para chegar a um resultado de atrito reduzido, taxas de compressão mais altas, sistema de pós-tratamento aprimorado e novo sistema de gerenciamento de motor. Segundo a Scania do Brasil, não há previsão de chegada dos novos V8 ao Brasil. Por aqui, a montadora oferece o propulsor V8 de 620 cv da nova geração de caminhões lançada em 2018.
Do Automotive Business