Toyota estabelece seis metas ambientais para o Brasil

A Toyota divulgou na terça-feira, 6, suas metas ambientais para operações locais até 2025, incluídas no Desafio Ambiental Global 2050. No Brasil são seis desafios que incluem temas como água, resíduos e emissões, com o início da execução previsto para 2021. É o sétimo ciclo de metas ambientais para a operação brasileira.

O primeiro desafio tem a redução de emissões como objetivo: a expectativa é vender 166 mil unidades híbridas em todo o território nacional até 2025 e eliminar, segundo cálculos da Toyota, 83 mil toneladas de CO2 emitidas na atmosfera. O segundo ponto envolve a cadeia de fornecedores, logística e concessionárias: a ideia é engajar todos esses agentes no plano da Toyota e medir os seus impactos, por meio da coleta de dados, no meio ambiente.

O terceiro desafio é reduzir em 25% a emissão de CO2 na produção de automóveis, comparando 2013 com 2025, para diminuir os impactos das operações industriais no País. As unidades de São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, SP, terão reforço no uso de energia elétrica 100% renovável. O consumo de água é o ponto central do quarto desafio: reduzir em 35% o gasto por veículo montado, indo de 2,12m³/veículo para 1,38m³/veículo.

O quinto desafio envolve reciclagem: a Toyota estuda armar ciclos de reciclagem de veículos e pretende entregar um projeto de desmontagem funcional até 2025 – em paralelo, trabalha para reduzir em até 25% o desperdício de materiais usados na produção, também tendo 2013 como ponto de partida, reaproveitando ao máximo cada insumo. O sexto desafio tem como eixo central a comunidade: por meio de projetos sociais quer contribuir com o engajamento e a educação em práticas socialmente responsáveis.

Da AutoData