Chinesa Foxconn revela plataformas elétricas para marcas de carros
Muitas marcas de carros buscam ter carros elétricos para entrar em um novo filão que se forma com enormes investimentos. Porém, o desenvolvimento é muito caro para a maioria. Pela primeira vez desde que a China iniciou sua automobilização no começo dos anos 2000, nunca se viu tantas marcas de carros no mundo, especialmente começando do zero, através de startups, algumas das quais financiadas por crowndfunding.
Vendo esse mercado crescendo, alguns sistemistas tradicionais da indústria automobilística mundial entraram na dança com desenvolvimento de plataformas específicas para carros elétricos, como a Magna Steyr, que fechou recentemente com a Fisker. Empresas do setor eletrônico, como a Sony, por exemplo, também querem sua parte e até quem produz dispositivos eletrônicos para marcas famosas, como a Apple. Nesse caso, a Foxconn é a responsável pela fabricação do seu iPhone, que vem da China.
A empresa entra no jogo, mas sem querer impor sua marca, seguindo a Magna, por exemplo. Ela apresentou uma plataforma de carro elétrico voltada para marcas de carros ou startups que buscam ter seus produtos plugados. De acordo com a Foxconn, que também produz dispositivos de multimídia, entre outros, a plataforma pode ser para hatches, SUVs, sedãs, minivans e outras categorias de carroceria, mas tendo entre-eixos variando de 2,75 m a 3,10 m.
Chamada oficialmente de “EV Open Platform”, a base da Foxconn fora desenvolvida para o “bem comum” e tem baterias de lítio com células de 93, 100 ou 116 kWh. Pelos números delas, já podemos imaginar que seu foco será em produtos premium e não exatamente em carros mais populares, que normalmente usam células de menor densidade.
Do Notícias Automotivas