“Triunfar na vida não é ganhar, é levantar cada vez que se cai”

O ex-presidente do Uruguai José ‘Pepe’ Mujica apresentou sua carta de renúncia ao Senado. Aos 85 anos e com uma doença autoimune, a Síndrome de Strauss, Pepe fez seu último pronunciamento na terça-feira, dia 20. Disse que não é recomendável prosseguir nessas condições caso se dê valor ao milagre de viver.

“Isto não significa o abandono da política, mas sim o abandono da linha de frente por entender que um bom dirigente é aquele que deixa pessoas que o superam com vantagem”, ressaltou.

Pepe se dirigiu aos jovens: “Triunfar na vida não é ganhar. Triunfar na vida é levantar e recomeçar cada vez que se cai”, afirmou.

Foto: Adonis Guerra

Visita ao Sindicato

O ex-presidente do Uruguai visitou os Metalúrgicos do ABC no dia 28 de agosto de 2015. Ele estava no Brasil para participar do seminário internacional “Participação Cidadã, Gestão Democrática e as cidades no século 21”, no Cenforpe, em São Bernardo.

Foto: Adonis Guerra/SMABC

Em entrevista na ocasião, comentou sobre os protestos no Brasil que pediam o retorno da ditadura militar.

“O único animal capaz de tropeçar várias vezes com a mesma perna é o homem. Muita gente não viveu as dores da ditadura e não sabe o quanto sofremos. É preciso lutar para esclarecer a cabeça de todos, sem exceção”, reforçou.

Mujica fez parte da Tupamaros, que lutava contra a ditadura militar no Uruguai e foi preso político por 14 anos, sendo parte desse período em confinamento. Foi eleito presidente em 2009, em um governo marcado por políticas sociais e combate à pobreza.