Cadillac elétrico e autônomos: novos passos da GM rumo ao carro do futuro

A montadora acaba de anunciar investimentos de mais de US$ 2 bilhões nos Estados Unidos em uma ofensiva para liderar o novo mercado automotivo

A General Motors acaba de dar mais um passo na sua estratégia para liderar a corrida pelo carro do futuro. Considerada uma das mais tradicionais montadoras do mundo, a companhia com sede em Detroit anunciou na terça-feira, 20, mais de 2 bilhões de dólares em investimentos para a produção de modelos elétricos, com destaque para o Cadillac elétrico, além do seu primeiro veículo autônomo.

Os investimentos no carro do futuro vêm crescendo na indústria automotiva global, mas agora a GM parece ter estruturado — e tirado do papel — uma grande ofensiva para liderar essa corrida. O plano inclui um investimento de 2 bilhões de dólares para modernização do complexo fabril do Tennessee, nos Estados Unidos, que fabricará o Cadillac LYRIQ, o primeiro 100% elétrico da linha.

Mais de 4 milhões de dólares também serão aplicados no Cruise AV, projeto de carro autônomo da GM que está sendo desenvolvido pela companhia. A empresa também vai produzir a Hummer, um ícone da década de 1990, na versão de uma picape 100% elétrica.

Ainda nesta semana, a montadora anunciou a transformação de sua fábrica em Detroit numa planta “zero emissões”, batizada “Zero Factory”. Adicionalmente, cerca de 800 milhões de dólares estão sendo investidos em ferramentas de fornecedores para o lançamento de caminhões elétricos. Com os investimentos anunciados hoje, a montadora passa a ter três complexos fabris aptos a produzir veículos elétricos: Spring Hill, no Tennessee, Zero Factory, em Detroit, e Orion, em Michigan.

Da Exame