Setor automotivo enfrentará novos desafios com a produção de carros elétricos
Estudo aponta que força de trabalho será ponto crítico com o aumento da produção
O rápido crescimento do mercado global de carros elétricos trará desafios cada vez mais complexos à cadeia produtiva desse tipo de veículo. A combinação da crescente demanda por carros mais ecológicos e reduções impostas por governos nas emissões de frota das montadoras obrigarão as fabricantes de equipamentos originais (OEMs na sigla em inglês) a aumentar sua participação nesse segmento.
Um estudo recente realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) chamado “Shifiting Gears in Auto Manufacturing”, aponta que a implantação da força de trabalho será o ponto crítico dessa transição para a mobilidade elétrica, impulsionada pelo impacto que a mudança provocará nas operações das montadoras e fornecedores.
Do ponto de vista da produção, a diferença mais importante entre veículos com motores a combustão e os elétricos a bateria, é a substituição do motor tradicional, cuja montagem é muito mais complexa e trabalhosa, por um motor elétrico, relativamente simples. Os motores elétricos têm menos peças com materiais de difícil manuseio, como mangueiras ou gaxetas, o que permitiria às montadoras automatizar esse processo.
Ao migrar para a produção de veículos elétricos a bateria, as montadoras terão que dominar novos processos de fabricação, como bobinamento, impregnação ou selagem de fiação e controle de qualidade para sistemas elétricos mais complexos. Tudo isso exige mão de obra especializada em grande quantidade para atender a estas novas demandas.
Do InsideEVs