Plano ‘S’ da Kia é uma estratégia de mudança focada em carros elétricos
Até mesmo o novo logotipo da empresa reflete suas ambições de eletrificação
Em breve, a Kia terá um novo logotipo. Se você prestar atenção, as letras do novo logo até se parecem com uma corrente elétrica. De acordo com o que o novo chefe global da Kia disse à Automotive News, é exatamente aí onde o Plano S pretende levar a montadora coreana. O S aqui significa Shift: uma grande mudança para a mobilidade elétrica.
Para chegar lá, Ho Sung Song disse que a empresa investirá US$ 25 bilhões até 2025 na produção do que ele chamou de PBVs – ou veículos específicos – e carros elétricos. Esses PBVs são robotaxis e veículos de entrega autônomos. Para dar uma dimensão melhor disso tudo, a Tesla anunciou recentemente que investiria US$ 12 bilhões até 2022, ou US$ 6 bilhões por ano. A Kia vai investir US$ 5 bilhões por ano.
Embora a tecnologia de veículos autônomos não esteja nem perto da produção, a Kia vai investir na ampliação de sua oferta de carros elétricos. A empresa planeja oferecer 11 veículos eletrificados até 2025 – incluindo híbridos plug-in – e 7 modelos 100% elétricos até 2027.
De acordo com a Kia, a paridade de preços será alcançada até 2025 se você incluir o custo total de propriedade nos cálculos, mas outras empresas discordam. O banco de investimento UBS disse recentemente que a paridade de custos de produção pode chegar até 2024, o que só torna a mudança da Kia ainda mais inteligente. Esse relatório também menciona que apenas uma estratégia totalmente focada em veículos elétricos tornará as empresas competitivas.
Do InsideEVs