ABEA e ITS BRASIL firmam parceira para fortalecer emprego apoiado na região

Ações conjuntas visam ampliar participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

A ABEA (Associação Brasileira de Emprego Apoiado) e o ITS BRASIL (Instituto de Tecnologia Social) se juntaram para desenvolver ações que possibilitem o aumento da inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho na região do ABC. A parceira foi firmada em reunião na sede no último dia 3.

Hoje um escritório da ABEA funciona ao lado do prédio do Sindicato, em São Bernardo, espaço cedido pelos Metalúrgicos do ABC. Com a junção, o ITS BRASIL passará a desenvolver também uma rotina de trabalho no local para auxiliar no desenvolvimento de projetos.

O coordenador da Comissão dos Metalúrgicos do ABC com Deficiência, Sebastião Ismael de Sousa, o Cabelo, declarou que a parceria vai agregar muito e ajudar a agilizar as demandas da ABEA.

Foto: Adonis Guerra/SMABC

“Para nós é um imenso ganho. Vamos somar a experiência do ITS BRASIL, que já está há mais 20 anos exercendo esse trabalho, trazer pra dentro da ABEA e assim desenvolver projetos que ajudem os trabalhadores com deficiência”.

O presidente do Instituto, Luiz Otávio Alencar, também se mostrou otimista com o trabalho conjunto. “O ITS BRASIL acredita que juntar forças é o caminho certo para superar os desafios da inclusão do trabalhador, caminho este que garante o direito de acesso ao mercado de trabalho”.

Ainda segundo Cabelo, a partir de janeiro de 2021 começará a ser realizado um intenso trabalho de cadastro de vagas em empresas da categoria e de pessoas que se encaixem no perfil. Além disso, haverá contato com as prefeituras e formação de dirigentes sindicais para atuar na área.

Instituto de Tecnologia Social

 O ITS BRASIL desenvolve projetos de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência por meio da Metodologia do Emprego Apoiado. Estes projetos são vinculados ao PRONAS/PCD – Programa Nacional de Apoio à Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Saúde do Governo Federal.