Europa quer apenas carros 100% elétricos em 2035
O Conselho Europeu terminou sua reunião com 27 membros do bloco econômico e político que une a Europa. De acordo com o site Auto Plus, a notícia não é boa para alguns fabricantes de veículos. Segundo a publicação francesa, o bloco confirmou a redução de 55% nas emissões de CO2 para o mercado europeu até 2030, o que deve acelerar a eletrificação no continente.
Contudo, o mais importante foi a determinação dos europeus do continente (lembrando que o Reino Unido saiu) em colocar um fim aos carros a gasolina e diesel em 2035. “Em 2035, daqui a 15 anos, 100% dos veículos que serão comercializados devem ser elétricos. Isso significa que você não poderá mais comprar um carro a diesel ou a gasolina em 2035 em toda a Europa”, disse Pascal Fabrin, um membro do Parlamento Europeu.
A declaração é bem clara e inclui os carros híbridos, mesmo plug-in, algo que impactará ainda mais sobre os fabricantes, especialmente alemães e franceses. Ainda assim, a determinação de eliminar 100% dos motores térmicos na Europa depende de aprovação geral. O assunto só será discutido em plenário em junho de 2021, quando o processo seguirá adiante para votação dos países-membros.
Com essa medida, a Europa dá um recado claro de que a eletrificação plena ocorrerá antes do esperado. Países como a França, por exemplo, queriam eliminar o motor a combustão em 2040, mas terão de se antecipar, se a medida for aprovada. Além disso, a União Europeia se alinha com o Reino Unido, que deve encerrar os carros híbridos e plug-in a partir de 2035. Com a retomada das conversas sobre um Brexit relaxado, a mudança na política do continente pode surgir como um sinal de um acordo entre as partes.
Do Notícias Automotivas