Biden vai estimular a compra e a produção de carros elétricos nos Estados Unidos
O presidente eleito Joe Biden ordenará às agências dos EUA que revisem os padrões de eficiência dos combustíveis, bem como as regras que regem as emissões de carbono de aviões e os padrões de eficiência energética de eletrodomésticos e edifícios, disse a equipe de transição. Isso é uma resposta ao governo Trump que em março reduziu os padrões de economia de combustível ao exigir um aumento de 1,5% na eficiência energética até 2026, bem abaixo dos aumentos anuais de 5% exigidos durante o governo Obama.
Durante a campanha, Biden prometeu “estabelecer padrões ambiciosos de economia de combustível” e negociá-los com trabalhadores, ambientalistas, montadoras e estados. Biden também está orientando as agências a reconsiderar a decisão de Trump em 2019 de revogar a autoridade da Califórnia de definir seus próprios padrões de emissão de escapamento de automóveis e exigir um número crescente de veículos com emissão zero.
As montadoras se comprometeram a trabalhar com Biden em novas regras para reduzir as emissões, mas estão divididas sobre barrar a Califórnia de estabelecer suas próprias regras de emissões. Biden fez do aumento de veículos elétricos uma prioridade e prometeu gastar bilhões de dólares para adicionar 550 mil estações de recarga para esses carros. Ele também apoia novos créditos fiscais para compras de veículos elétricos e reequipamento de fábricas para sua produção.
Além disso, Biden está instruindo a Agência de Proteção Ambiental a revisar os limites de emissões de gases de efeito estufa de aviões. Os aviões são responsáveis por 10% de todas as emissões de gases de efeito estufa de transporte dos EUA e 3% das emissões totais dos EUA.
Da CNN Brasil